Loja Segura

E-Commerce - Venda e receba com segurança!


Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/segura/public_html/templates/loja_segura_43j01/functions.php on line 202

Propaganda é a alma do negócio!

Uma das frases mais populares em marketing traduz muito do que é necessário, ou seja, a divulgação do seu negócio, aqui no caso uma loja virtual, para que seja conhecida, principalmente por quem pode se interessar por seus produtos

Antesde contratar profissionais ou empresas para divulgar a sua loja virtual, os pequenos e médios lojistas devem dar atenção às estratégias de marketing que não requerem gastos, mas que exigem uma certa habilidade em atrair consumidores.

Deve-se entender que um E-commerce não vende produtos somente, comercializa a informação sobre o produto também, mudando a forma como o comerciante eletrônico deve encarar a venda pela internet.

É necessário cuidar muito bem da informação que coloca-se no site, incluindo as fotos e a descrição principalmente, pensando no que dispõe na internet e não só no produto. Pois esta é que convencerá o comprador a efetuar a compra ou não.

Pense em estratégias simples que dependam da própria equipe e de um bom planejamento são:
  • Um bom layout para o site;
  • Cuidado no atendimento;
  • Conteúdo persuasivo;
  • Textos e vídeos que ensinem o uso;
  • Fidelizar cada um dos compradores;
  • Pós-venda com atendimento encantador, ...
(Conrado Adolpho - Livro: Google Marketing)

Para quem está iniciando no e-commerce divulgar como os consumidores podem chegar à sua loja e fornecer conteúdo sobre atividades que envolvam o produto é uma boa estratégia.

Por exemplo para quem vende:

  • Imóveis - pode falar sobre estillo, ambiente, status, funcionalidade, se alivia a dor nas costas, e outros assuntos relacionados;
  • Roupas - pode falar como combinar cores, peças, de acordo com o tipo de corpo, cor da pele, estilo, ...

Como essa informção espalhar-se-á pela internet como utilidade pública sendo que podendo ser realizada ao comprar seus produtos, pois ninguém decora um abiente sem colocar móveis no caso do exemplo mais acima.

Existe uma disputa acirrada que ocorre em qualquer tipo de comércio para tornar a concorrência na web irrelevante, para isso deve-se gerar relacionamentos com os clientes pensando no ciclo de vida do relacionamento e não no do produto. Quanto mais tempo de relacionamento com o comprador mais venda poderá fazer para o cliente.

E não esqueça que o critério de credibilidade ainda é eliminatório. Psicologicamente a maior parte da população ainda vê como se fosse uma barreira a compra pela internet, com medo de clonagem de cartões, do produto não chegar, receber o produto trocado e não conseguir trocar, etc. E o consumidor pode preferir comprar naquela empresa que já deu certo até pagando um pouco mais. Mas se não mantiver um relacionamento com o comprador pode perder a oportunidade de ganhar um cliente para vida toda ao invés de uma compra só.

Contratar um profissional de SEO(Search Engine Optmization), ou seja, Otimização para Sites de Busca, para um trabalho contínuo de otimização da loja virtual. Não se diz "Eu fiz um trabalho de SEO para a loja" o certo é dizer que "Estou fazendo um trabalho de SEO para a loja", pois é algo que se deve melhorar a cada dia, sempre procurando as estratégias que tem no mercado e aplicando na loja. O ideal em lojas maiores é que se tenha um profissional de SEO em tempo integral com um bom fixo e participação nos resultados, dependendo do tráfego que ele gerou para a empresa. Cada mercado tem sua realidade de valores, podendo variar desde R1.500.00 a mais de R$5.500,00/mês.

Segundo o relatório do início de 2011 da Borreil Associates nos EUA com 2842 pequenas e médias empresas norte-americanas os principais canais digitais nos quais estão investindo para atrair consumidores de e-commerce são:

  • 80% e-mail marketing;
  • 70% mídias sociais;
  • 52% Searche Engine Marketing

Lembram especialistas que e-mail marketing além de ferramenta de vendas, é de relacionamento e marketing direto. Deve levar ao consumidor um conteúdo relevante e 20% da mensagem de chaar para uma ação. Para cada 5 email's enviados de conteúdo, 1 será de vendas, ou para cada e-mail só uma pequena parte é destinada à venda. O especialista acima informou que tem empresa que fatura R$2.000.000,00/mês por meio de um banco de dados de 700mil e-mail's construídos um a um por ele mesmo. Uma campanha bem planejada podem traz grande vantagem competitiva principalmente com um mailing direcionado(mercado selecionado de público alvo) podendo conseguir uma taxa de abertura de 25% ou mais. E preferencialmente segmentada para obter um maior resultado.

POR TRÁS DE UM GRANDE COMÉRCIO ELETRÔNICO HA SEMPRE O MARKETING DIGITAL, INDISPENSÁVEL PARA O SUCESSO DE UMA CAMPANHA QUE PODE SER TERCEIRIZADA.

Devido a grande importância que deu para perceber ter o marketing digital nos propomos num próximo artigo aprofundar o assunto.