Loja Segura

E-Commerce - Venda e receba com segurança!


Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/segura/public_html/templates/loja_segura_43j01/functions.php on line 202

Delegar tarefas para não fazer tudo sozinho!

Você sabe até que ponto você consegue administrar tudo sozinho no seu negócio?  Toda atenção que um e-commerce exige para funcionar bem em todas as etapas de compra, venda, pós-venda poderão intimidar pelo volume de responsabilidades.

 

Administrar sozinho uma loja e-commerce é para poucos que conseguem até aproximadamente 10 vendas diárias numa operação bem sincronizada, pois trocar de funções entre compras, financeiro, atendimento, etc, é como se fosse multitarefa.

Deve-se estar provido de muita tecnologia e terceirizar serviços.

(Fábio Pires - Livro: E-commerce brasil: crônicas sobre o comércio eletrônico brasileiro)

Por mais que seja um pequeno e-commerce que não tem dinheiro suficiente para investir em profissionais para ajudá-lo. É necessário investir em equipe operacional e contratar consultorias especializadas em e-commerce e marketing digital, pois a mão-de-obra desta área é cara e os concorrentes tiram uns dos outros. Com a rotatividade perde-se o rítmo e dependendo do momento da empresa pode ser fatal.

Se você tiver 2 profissionais para cada área, se um sair deve-se ter outro para substituir o mais rápido possível e assim sofrer menores riscos da interrupção e nova adptação à empresa.

Mas independente do porte deve-se ter um gerente do e-commerce. Esse profissional deve entender um pouco de cada assunto, como TI, mídia e promoção, compras, atendimento, logística, etc. Muitos serviços nesta operação podem estar dentro do negócio(in house) ou externos e terceirizados. Cada empresa deve analisar o que é melhor para o seu caso.

Tratar as imagens para colocar na loja virtual pode ser uma tarefa externa de importância, já que deve ter boa qualidade, clareza na descrição, transmitir segurança ao consumidor da loja. Neste caso por exemplo um estudante no assunto ou recém formado pode ser o adequado. Para fotografar e até tratar um estagiário com conhecimentos em Photoshop é o suficiente. Nçao há fórmulas prontas até mesmo contratar um estúdio, pois o importante é sempre ter em mente o custo x benefício.

Com ou sem profissional o dono do neg´pcio deve estar atento aos resultados na área administrativa da loja para avaliar constatemente as atitude que devem ser tomadas  para melhoria da loja virtual. "Informação não tem valor se puder ser transformada em conhecimento." O lokista tem à disposição tantos relatórios que pode ficar perdido. Os "dashboards"(painéis de controle) são fundamentais para o controle de tráfego, acompanhar as origens dos clientes, principalmente aqueles que converteram-se em vendas e saber por onde o visitante abandonou do site.

A chave do sucesso está em atrair o tráfego para loja e e cheguem até a finalização da compra.
(Maurício Salvador - Coordenador da Ecoommerce School)